O novo Play Report da IKEA demonstra que brincar é subestimado na sociedade moderna e que as pessoas se sentem forçadas a concentrarem-se em coisas “mais importantes”. Com base nas conclusões deste estudo, a IKEA promove agora um concurso, apoiado pelo Ministério da Educação, onde todas as escolas públicas do 1º ciclo do Ensino Básico são convidadas a apresentar projetos que promovam mais e melhor brincadeira na escola.
“Na IKEA, sabemos que coisas boas acontecem se todos disserem “sim” a brincar mais. Brincar estimula o nosso desenvolvimento, torna-nos mais criativos, ensina-nos a trabalhar em equipa e aumenta a curiosidade”, afirma Cláudia Domingues, Diretora de Comunicação da IKEA Portugal. “Os resultados do Play Report reforçam, uma vez mais, a importância de brincar para uma vida mais feliz. Sabemos que a escola, em conjunto com a casa, é um dos recreios mais importantes. Por isso, lançamos este desafio às escolas do 1º ciclo, para que criem soluções que permitam às crianças concretizar todo o seu potencial, enquanto brincam.”
“Vamos Brincar na Escola” é o mote do concurso promovido pela IKEA e que é dirigido a todas as escolas públicas do 1º ciclo. O projeto que promova mais e melhores condições para diferentes tipos de brincadeira, receberá um donativo equivalente às vendas totais da coleção limitada SAGOSKATT de 2017.
Entre 1 de novembro e 24 de dezembro de 2017, a IKEA pretende desafiar os seus visitantes e clientes a criar mais momentos de brincadeira em família, quer na loja, quer em casa. No site vamosbrincar.IKEA.pt, é partilhado o novo IKEA Play Report, bem como testemunhos de especialistas sobre a importância de brincar. Todos os visitantes são convidados a brincar e a conhecer melhor o trabalho filantrópico da IKEA Foundation.
“Todas as crianças têm o direito a brincar. Brincar é essencial para o desenvolvimento do cérebro e o bem-estar emocional de uma criança”, refere Per Heggenes, CEO da IKEA Foundation. “Infelizmente, existem muitos lugares em todo o mundo onde circunstâncias devastadoras impedem as crianças de serem simplesmente ‘crianças’. Através da campanha “Vamos brincar para mudança”, queremos ultrapassar os desafios à brincadeira e ao desenvolvimento em algumas das comunidades mais vulneráveis do mundo, enquanto ajudamos a construir um movimento global à volta da importância de brincar.”