Uma empresa brasileira de tratamento de esgoto vai produzir combustível limpo – sem emissão de gases do efeito estufa – utilizando o próprio esgoto como matéria-prima. A ideia é transformar o gás liberado no processo de tratamento dos resíduos em biometano, um substituto do gás natural em todas as suas aplicações combustível para os carros, avança a imprensa brasileira.
O projeto-piloto será implantado pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) na cidade de Franca, no Estado de São Paulo. A previsão é que a instalação do biodigestor ocorra até Março de 2012.
O biodigestor vai captar 2.700 m³ de biogás por dia. Depois o equipamento vai enriquecer o gás com componentes químicos para que se transforme em 1.800 m³ de biometano.
Segundo os alemães responsáveis pela invenção deste sistema, qualquer cidade com mais de 20 mil habitantes pode aderir a esta tecnologia.
Esse produto será aplicado na frota de veículos da Sabesp que atende a região brasileira de Franca. De acordo com os pesquisadores que estão por trás do projeto, um metro cúbico de biometano equivale a um litro de gasolina. Com isso, a empresa espera conseguir uma economia de 1.800 litros de gasolina por dia e uma redução nas emissões de CO2.
A organização ambiental World Resources Institute, sediada em Washington, nos EUA, calcula que cada litro de gasolina emite cerca de 2,28 kg de CO2.