A carência no setor da saúde no Brasil é um problema que afeta milhões de cidadãos brasileiros diariamente e, por isso, o governo está a estudar a hipótese de contratar médicos estrangeiros, principalmente de Portugal, mas também de Espanha.
A carência no setor da saúde no Brasil é um problema que afeta milhões de cidadãos brasileiros diariamente, por isso, o governo está a estudar a hipótese de contratar médicos estrangeiros, principalmente de Portugal, mas também de Espanha.
No Brasil, há um índice de 1,8 médicos por cada 1.000 habitantes. Porém, até 2020, o executivo pretende chegar à média de 2,5 médicos, necessitando, para isso, de mão-de-obra especializada que terá de importar.
“A melhor opção é sempre formar médicos mas, neste momento, o Brasil atrai muita mão-de-obra qualificada e isso é interessante para o país. Na medicina são necessários seis anos de formação e a verdade é que temos uma carência de médicos”, declarou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Espanha, durante a visita de estado ao país.
Para além de frisar a necessidade de colmatar as falhas no sistema de saúde brasileiro, o ministro revelou que o Governo brasileiro está a criar 1.600 novos lugares nas faculdades públicas.
De acordo com o diário Folha de São Paulo, atualmente, o governo brasileiro analisa cerca de 900 diplomas estrangeiros, sendo que, no ano passado, das propostas recebidas, apenas 10% foram aprovadas.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]