O ex-nadador e recordista olímpico norte-americano Michael Phelps visitou a vila olímpica do Complexo do Alemão, conjunto de 13 favelas na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde deu uma aula de natação a cerca de 20 crianças.
O ex-nadador e recordista olímpico norte-americano Michael Phelps fez, esta terça-feira, uma surpresa muito especial a um grupo de jovens admiradores brasileiros. O atleta visitou a vila olímpica do Complexo do Alemão, conjunto de 13 favelas na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde deu uma aula de natação a cerca de 20 crianças.
Além de ensinar aos mais jovens, que residem numa das zonas que durante anos foi considerada uma das mais violentas da cidade, alguns dos seus “truques” de natação, Phelps procurou ainda mostrar-lhes que ele próprio é um exemplo de que nada é impossível.
“É uma honra estar aqui [no Rio]. Fiquei muito impressionado quando entrei no Complexo do Alemão”, admitiu. “Poder dedicar algum do meu tempo a estas crianças é algo que sempre quis fazer. Vê-las sorrir é sensacional e é a melhor parte de viajar pelo mundo. Se tiveres um sonho, mesmo numa área como esta, podes alcançá-lo. Quero transmitir essa ideia à comunidade”, afirmou Phelps, em declarações ao Jornal do Brasil.
A presença do agora ex-nadador, que anunciou que iria abandonar a competição profissional após o final dos Jogos Olímpicos e que alcançou o recorde de 22 medalhas em Olimpíadas, encantou miúdos e graúdos, pais e filhos, tendo entusiasmado todos os que tiveram oportunidade de conhecer ou tirar fotografias com o ídolo. “Nunca imaginei vê-lo por aqui”, confessou Wendel Pereira, um dos alunos, de 13 anos.
A propósito da visita ao Rio de Janeiro, Phelps revelou ainda que vai marcar presença na cidade durante os Jogos Olímpicos de 2016, mas apenas nas bancadas. “É uma experiência diferente ver os atletas em ação, principalmente depois de lá ter estado. Quero saber qual é a sensação”, afirrmou.
Recorde-se que, em 2008, Michael Phelps criou uma fundação, a Michael Phelps Foundation, destinada a promover uma vida saudável junto das crianças carenciadas com foco na alimentação e no exercício, nomeadamente através da prática da natação.