O Brasil vai assinar com Cabo Verde o perdão da dívida do arquipélago no valor de 3,5 milhões de dólares (cerca de três milhões de euros), segundo anunciou esta semana a embaixadora do Brasil na Cidade da Praia, Maria Dulce Barros.
O Brasil vai assinar com Cabo Verde o perdão da dívida do arquipélago no valor de 3,5 milhões de dólares (cerca de três milhões de euros), segundo anunciou esta semana a embaixadora do Brasil na Cidade da Praia, Maria Dulce Barros.O acordo surge no âmbito do reforço das relações comerciais entre o Brasil e Cabo Verde. Estão integradas no quadro da cimeira entre os dois países, que se realizará sábado à tarde na ilha cabo-verdiana do Sal, que contará com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“O perdão da dívida já tinha sido acordado, mesmo apesar de Cabo Verde sempre ter cumprido os seus compromissos. Mas faltava regulamentá-lo e é isso que vai acontecer, permitindo a Cabo Verde ter melhores condições para obter financiamentos para projetos de desenvolvimento” no arquipélago, disse a diplomata brasileira.
Transportes aéreos e marítimos, relações comerciais e “questões estratégicas” ligadas à segurança e o combate ao narcotráfico, estão também na agenda da visita de Lula da Silva a Cabo Verde. O presidente brasileiro participará na primeira cimeira com homólogos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que decorre também no sábado.