A Ferconsult, empresa participada portuguesa do Metropolitano de Lisboa, acaba de ganhar o seu primeiro contrato no Brasil com vista à execução de um dos projetos de expansão do Metro de São Paulo cujo valor total ronda os 13,5 milhões de euros.
A Ferconsult, empresa participada portuguesa do Metropolitano de Lisboa, acaba de ganhar o seu primeiro contrato no Brasil com vista à execução de um dos projetos de expansão do Metro de São Paulo cujo valor total ronda os 13,5 milhões de euros.
De acordo com um comunicado divulgado pelo Metro de Lisboa, a empresa participada vai ser responsável pela prestação de serviços técnicos especializados no âmbito da elaboração de projetos de arquitetura, engenharia civil, acabamento, comunicação visual e paisagismo.
O contrato celebrado com a Metro de São Paulo envolve 15 estações e um pátio de máquinas e oficinas da Linha 15 – Prata do Metropolitano de São Paulo, ainda em construção, que irá operar em sistema de monocarril (“monorail”), ou seja, com apenas um carril, em vez de dois carris paralelos como é habitual.
Segundo o Metro de Lisboa, a Ferconsult ganhou o concurso público internacional integrando um consórcio que inclui outra empresa portuguesa, a consultora Consulgal, e mais duas empresas locais.
“Esta adjudicação surge na continuação da estratégia de internacionalização e de procura de novos mercados por parte da Ferconsult”, explica o comunicado do Metro, que relembra que “recentemente, e também através de concurso internacional, [a empresa] já tinha ganho, a título individual, os estudos e anteprojetos resultantes da expansão e extensão do Metro de Argel, na Argélia”.
O contrato celebrado para expansão do metro argelino, no valor de 5,3 milhões de euros, compreende todos os estudos e projetos para a construção de oito novas estações, túneis e viadutos, numa extensão de cerca de oito quilómetros na capital do país.
De realçar que, desde 2008, a participada Ferconsult é responsável pela gestão da execução de uma das extensões daquele metro e pela implementação do “tramway” de Oran.