O sistema que pretende facilitar o reconhecimento de diplomas académicos portugueses no Brasil deverá ser adotado já a partir de Março.
O sistema que pretende facilitar o reconhecimento de diplomas académicos portugueses no Brasil deverá ser adotado já no próximo mês de Março. Com este acordo será dado o reconhecimento, revalidação e equivalência aos graus de formação portugueses no Brasil e em Portugal.
O Conselho de Reitores das Universidades Portugal (CRUP) assinou um Memorando de Entendimento com a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil de forma a oficializar este mecanismo.
Numa primeira fase, a validação de diplomas dirige-se somente às áreas da engenharia e arquitetura, sendo reconhecidos os graus de licenciatura “pré-bolonha” e de licencitura, mestrado e mestrado integrado “pós-bolonha”.
Esta decisão foi tomada na sequência de uma sugestão feita pelo organismo brasileiro, sendo aplicada às universidades que integram a rede do CRUP.
Segundo o site oficial do conselho português, este procedimento será tomado “sem prejuízo da análise das demais áreas de formação nas fases subsequentes”.
As novidades sobre este processo foram avançadas pela RTP. Em declarações àquele órgão de comunicação, Targino de Araújo, reitor na Universidade Federal de São Carlos no Brasil, mostrou-se confiante acerca do acordo estabelecido “com Portugal e, particularmente, com a CRUP”.
“Acredito que não vamos ter problemas e vamos conseguir ter um processo bastante ágil para a validação dos diplomas (portugueses), espero que até Março o problema mais imediato esteja resolvido”, defendeu.
[Notícia sugerida por Lídia Dinis]
Comentários
comentários