A desflorestação da Amazónia brasileira caiu em agosto 47 por cento em relação ao mesmo mês de 2009, para 265 quilómetros quadrados, uma área corresponde a 24 mil campos de futebol, avança a agência Lusa.
A desflorestação da Amazónia brasileira caiu em agosto 47 por cento em relação ao mesmo mês de 2009, para 265 quilómetros quadrados, uma área corresponde a 24 mil campos de futebol, avança a agência Lusa. Os dados divulgados esta semana são do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
“Está a confirmar-se um padrão sustentável de redução da desflorestação”, comentou a ministra brasileira do Meio Ambiente, Izabela Teixeira.
O Estado em que houve mais destruição da floresta foi o Pará (134 quilómetros quadrados de destruição), seguido por Mato Grosso e Amazonas.
De acordo com os dados dos satélites, de janeiro a agosto deste ano houve uma redução da desflorestação em todos os Estados da Amazónia brasileira, exceto no Amazonas.
A expetativa do Governo é chegar a um novo recorde de queda da desflorestação.
De agosto de 2008 a agosto de 2009, a taxa de desflorestação da Amazónia brasileira foi a menor dos últimos 20 anos: 7,4 mil quilómetros quadrados.