O “top 5” foi compilado por Thales de Menezes, jornalista da “Folha” especializado em música e cultura ‘pop’ e inclui, além do 'ex-Beatle' e do grupo britânico, os concertos do trio brasileiro Banda do Mar e os espetáculos da dupla Jorge Mautner e Caetano Veloso.
Raquel Tavares atuou naquele país no âmbito da 2.ª edição do Festival de Fado do Brasil, que decorreu no Rio de Janeiro e em São Paulo e contou, também, com as presenças dos fadistas Camané e Carminho e do projeto Amália Hoje.
“A cantora portuguesa foi a grande surpresa” do festival, escreve Thales de Menezes, que assegura que Raquel Tavares contrariou “a fama” melancólica do Fado e mostrou que “o género pode ser bem alegre”.
Em comunicado à imprensa, a fadista admitiu que “não podia ser melhor” entrar em 2015 com os concertos no Brasil a serem considerados dois dos melhores do ano.
“Estou muito feliz por levar a nossa música a cada vez mais espetadores, dar a conhecer ao mundo a nossa cultura e os músicos que temos”, disse, acrescentando que acredita que voltará ao Brasil este ano “para celebrar a música portuguesa”.
O nome de Raquel Tavares ganhou notoriedade no fado, pela primeira vez, quando a portuguesa venceu, com apenas 12 anos, o concurso Grande Noite do Fado, promovido pela Casa da Imprensa.
Em 2006, Raquel Tavares lançou o seu disco de estreia homónimo, tendo conquistado, no mesmo ano, o Prémio Revelação Amália Rodrigues. “Bairro”, o segundo álbum de estúdio, produzido por Diogo Clemente, saiu em 2008.
Mais recentemente, a fadista integrou o painel de jurados do programa televisivo “The Voice Kids”, transmitido pela RTP.
Clique AQUI para conhecer os “melhores do ano” em todas as categorias para o jornal Folha de São Paulo.
Notícia sugerida por Maria Nova e António Resende