Dois azeites portugueses foram distinguidos na 7ª Expo Azeite 2013, que decorreu a 10 e 11 de Setembro, em São Paulo, no Brasil. Entre 85 azeites da Europa e América do Sul postos a concurso, o Azeite Principal e o Magna Olea, foram eleitos primeiro
Dois azeites portugueses foram distinguidos na 7ª Expo Azeite 2013, que decorreu a 10 e 11 de Setembro, em São Paulo, no Brasil. Entre 85 azeites da Europa e América do Sul postos a concurso, o Azeite Principal e o Magna Olea, foram eleitos primeiro e terceiro classificados da competição, na categoria Campeões da Europa.
A medalha de ouro foi atribuída ao Azeite Principal, da Idealdrinks, com sede em Coimbra, depois da avaliação dos jurados, entre os quais se encontrava Paula Lopes (de Portugal), Patricia Galasini e Edna Bertoncini (do Brasil) e Enrique Garcia e Elena Vecino (de Espanha).
Em comunicado, Carlos Lucas, responsável pela Idealdrinks, refere que “este é o resultado de quem quer fazer o melhor azeite do mundo”, tendo recebido a notícia do prémio do primeiro lugar do Azeite Principal – o “ouro líquido” da propriedade Colinas de São Lourenço -, no concurso internacional de azeites do Brasil, “com enorme satisfação”.
Já o azeite virgem Magna Olea, de Mirandela, que conseguiu o terceiro lugar do pódio, é apresentado pelo fabricante como tendo um tempero “frutado, aromático, com azeitonas verdes e erva fresca, que impõe a sua presença com uma ligeira sensação de amargo a abrir a boca, dando depois espaço a uma exótica mistura de sabores, com notas de maça, banana, tomate, frutos secos, terminando com um moderado mas persistente picante”.
O segundo lugar do pódio europeu foi para o azeite espanhol La Cultivada. Os campeões da América do Sul foram todos do Chile: em primeiro lugar o azeite Oro Verde; em segundo o Vale Fértil; e, em terceiro, o Nova Oliva.
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes