A exposição “Vieira da Silva-Agora” – que vai integrar obras da autoria da artista lusa e do seu marido, Arpad Szenes – é uma das iniciativas inseridas no Ano de Portugal no Brasil e estará em exibição até 17 de Fevereiro de 2013.
As obras de pintura e desenho expostas na exposição são provenientes de coleções particulares e institucionais e são datadas de 1934 a 1986 representando um vasto espólio da produção artística da pintora portuguesa.
A par desta exposição será apresentada uma fotobiografia de Viera da Silva (1908-1992) que viveu no Brasil, juntamente com o seu marido, na década de 40, estabelecendo uma forte ligação com aquele país, segundo Mariana Bairrão Ruivo, diretora da Fundação Vieira da Silva, citada pela Lusa.
A homenagem feita à pintora e ao seu marido resulta de uma parceria com a Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva (FASVS), entidade que gere o museu dedicado à obra da artista e do marido, em conjunto com duas entidades do Rio de Janeiro, a Associação Espírito Santo Cultura e o Museu de Arte Moderna (MAM).