Rodrigues de Castro, diretor da concessionária responsável pelo projeto, disse à Lusa que a variante abre ao meio dia e confirmou que o troço é portajado.
O sistema de cobrança neste troço é eletrónico, estando a via equipada com pórticos que fazem a leitura de matrículas. Os dispositivos eletrónicos podem ser adquiridos nos CTT ou através da Via Verde. Uma outra opção é pagar as portagens 48 horas depois da utilização da via em qualquer balcão dos CTT e lojas payshop.
Os nove quilómetros que entram hoje em funcionamento fazem parte da Autoestrada Transmontana que se encontra em construção para substituir na maior parte do traçado o IP4.
Os automobilistas têm, no entanto, a variante norte da cidade como alternativa. Esta, sem custos para os utilizadores, corresponde a 17 quilómetros que ficarão do antigo IP4.
O Distrito de Bragança deixa assim de ser o único do país sem um quilómetro de autoestrada, mais de meio século depois de se ter iniciado a construção deste tipo de rodovia em Portugal.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]