Os aparelhos incluem mil minutos de conversação e pré-marcação de chamadas para os centros de saúde, PSP e GNR. Os 500 telemóveis agora distribuídos juntam-se aos 700 que, anteriormente, já tinham sido oferecidos a idosos de Guimarães.
A medida faz parte da Iniciativa de Segurança Idade Maior (ISIM) que, nos 14 concelhos que compõem o distrito de Braga, já disponibilizou telemóveis a perto de seis mil idosos.
A iniciativa começou há três anos e, atualmente, já são feitas cerca de 54.500 chamadas mensais para os mais variados destinos, sobretudo para familiares dos idosos, segundo informação avançada pelo Jornal de Notícias.
A rede, criada no âmbito do ISIM, chegará em breve às 10 mil pessoas, num distrito em que 21.484 idosos recebem um subsídio destinado a apoiar quem tem poucos recursos económicos.
Equipas de voluntários
A par da cobertura total do distrito, os promotores do ISIM querem aprofundar o “humanismo e a solidariedade” da iniciativa.
Depois da inclusão do policiamento de proximidade e da possibilidade do contacto direto com os centros de saúde, o próximo passo é a criação de equipas de voluntários para acompanhamento dos mais velhos.
[Notícia sugerida por Francisco Santos]