Recuperar a autoestima e a confiança pode ser uma parte importante do processo de superação de doenças como o cancro da mama. Consciente deste facto, a empresa bracarense Die Apfel decidiu "mimar" 60 pacientes do Hospital de Braga.
Recuperar a autoestima e a confiança pode ser uma parte importante do processo de superação de doenças como o cancro da mama. Consciente deste facto, a empresa bracarense Die Apfel uniu-se ao Hospital de Braga, em parceria com o Movimento Vencer e Viver, e decidiu “mimar” 60 pacientes com uma oficina de maquilhagem com o objetivo de as ensinar a valorizar o melhor de si próprias.
por Catarina Ferreira
A “Oficina de Auto-Maquilhagem” decorreu na passada sexta-feira, inserida nas comemorações do Dia da Mulher, e contou com a ajuda das jovens formandas do Curso de Esteticismo e Cosmetologia da empresa, que há dois anos colabora com o Hospital de Braga no sentido de trabalhar a auto-imagem das suas doentes.
Durante cerca de duas horas, as mulheres presentes puderam participar num workshop “com um caráter muito prático, cujo principal objetivo foi ensinar algumas técnicas de maquilhagem, que permitem disfarçar alguns problemas faciais e melhorar a imagem pessoal, enaltecendo os apetos mais bonitos de cada rosto”, explica ao Boas Notícias a diretora da Die Apfel, Benedita Aguiar.
Depois da exposição das técnicas, duas modelos foram maquilhadas por maquilhadoras profissionais que, passo a passo, explicaram os seus truques e esclareceram as diversas dúvidas colocadas pela plateia. No final, cada participante recebeu um presente com cosméticos da Perfumes & Companhia, que se associou à iniciativa no âmbito da sua política de responsabilidade social.
“O feedback que tive das participantes foi excelente”, congratula-se Benedita Aguiar. “[A oficina] permitiu salientar a importância de uma abordagem holística na saúde que tem, necessariamente, de integrar os cuidados de estética e cosmética no processo de recuperação do doente”, sublinha a responsável.
Segundo a diretora da Die Apfel, “a maquilhagem contribuirá para o processo de recuperação das pacientes, no sentido em que envolve um progresso nos aspetos físicos, sociais, psíquicos e culturais, maximizando a autoestima e o auto-conceito de cada participante”.
Esta não é, porém, a primeira vez que os doentes do Hospital de Braga recebem este tipo de mimo e, garante Benedita Aguiar ao Boas Notícias, não será a última. “Prevemos desenvolver mais atividades, nomeadamente mais workshops e congressos”, adianta.
Desde o início do projeto “Oficina de Estética”, no qual se insere esta ação e que também chegou a lares de terceira idade, centros de dia e apoio domiciliário ou unidades de cuidados continuados, cerca de 3.000 doentes foram já “acarinhados” com cuidados de estética e de cosmética que os têm ajudado a sentir-se mais bonitos e confiantes.