A cidade de Braga é uma das três finalistas para Capital Europeia da Juventude de 2012. Ao lado da candidatura portuguesa, estão duas cidades gregas: Iráclion, capital da Ilha de Creta; e Byron, situada próxima de Atenas. A cidade vencedora será conhecida no fim do mês de abril.
De fora ficaram outras sete cidades que apresentaram a candidatura, entre as quais a cidade espanhola de Málaga, Sarajevo, na Bósnia e Roubaix, em França.
O título de “Capital Europeia da Juventude” é atribuído a uma cidade europeia por um período de um ano. Durante esse ano, a cidade terá oportunidade de apresentar um programa multi-facetado que destaque a riqueza, diversidade e características comuns da aproximação intergeracional europeia bem como o empreendedorismo dos jovens no continente.
“Temos um bom conjunto de ideias, bem fundamentadas, que serão do agrado de quem vai tomar a decisão, até porque cumprem plenamente os objetivos das ´capitais europeias de juventude´. Estamos esperançados em que resulte vencedora”, concluiu o Vereador Hugo Pires, em declarações ao site Sapo.pt.
Roterdão foi a primeira Capital Europeia da Juventude em 2009 e Turim é a capital europeia da Juventude deste ano.
A candidatura da cidade portuguesa foi baseada no facto de o concelho “ser um dos mais jovens da Europa” e foi entregue pela Câmara de Braga em janeiro. O anúncio oficial do vencedor será feito a 24 de abril, no Congresso de Membros do Fórum Europeu da Juventude.
Pode saber mais sobre o programa da candidatura no Portal da Juventude ou na página do Facebook da candidatura que já conta com quase nove mil fãs.