O parque das merendas será o próximo ponto a ser alvo de requalificação de acordo com a edição de hoje do Diário de Notícias. O café e a esplanada à beira do lago dos barcos, percursos pedestres e de ciclismo também serão criados ao longo do monte situado a oeste da cidade de Braga.
A Confraria do Bom Jesus do Monte, que é uma associação religiosa sem fins lucrativos, dispõe de 40 funcionários permanentes para a manutenção dos espaços, incluindo o conhecido elevador, funicular único no mundo e movido exclusivamente a água e também renovado durante os últimos anos.
“Queremos que as pessoas aqui se sintam melhor, mas nunca descaracterizando o Santuário. Pelo contrário, queremos ir até às origens deste espaço que tem réplicas espalhadas pelo mundo inteiro”, explicou o engenheiro João Varanda.
A zona é classificada como património nacional. Tem sido recuperada com o apoio do Estado e dos mecenas, que dão apoio em dinheiro ou em espécies, por devoção ao espaço de monumentalidade. Atualemente é visitado por cerca de um milhão de turistas por ano.