É sexta-feira à tarde e o trânsito na autoestrada A9, perto de Munique, está caótico. É necessária concentração máxima pois existem carros a mudar de faixa constantemente, forçando o condutor a travar abruptamente – causa de muitos acidentes, trânsito lento e stress. A telefonia móvel inteligente pode atenuar alguns destes problemas e ajudar a prevenir situações perigosas no trânsito, evitando que se tornem ainda mais críticas.
Conhecida como Cellular-V2X (veículo para tudo), esta tecnologia torna possível que os automóveis comuniquem entre si e com o que os rodeia através de telefonia móvel. Desde de fevereiro de 2017, a Bosch, a Vodafone e a Huawei têm vindo a testar esta nova tecnologia de alta-performance e são as primeiras empresas na Europa a fazê-lo. A autoestrada A9, na Baviera, é a localização escolhida para testes no terreno com os primeiros módulos 5G. Pela primeira vez, as empresas estão a demonstrar que os sistemas de condução assistida, como é o caso do ACC Cruise Control adaptativo, beneficiam diretamente e instantaneamente da troca de informação entre veículos.
Até agora, a Cellular-V2X tem sido usada como sistema de alerta em tempo real quando se muda de faixa nas autoestradas ou em caso de travagem brusca. Por sua vez, o ACC não avisa apenas o condutor como também acelera e trava automaticamente. Desta forma, este novo sistema de telefonia móvel abre caminho para a condução autónoma. O objetivo de conectar por completo o tráfego envolverá “ensinar” os veículos a comunicar entre si e a trocar informação sobre partes do cruzamento que não são visíveis ao condutor, para lá de uma lomba, sobre o carro ao lado ou sobre o que está à nossa frente, enquanto viajamos na autoestrada.