Márcia, Nuno Prata (ex-Ornatos Violeta), Linda Martini, Os Passos em Volta, Lousy Guru, Os Velhos, Capitão Fausto e You Can’t Win, Charlie Brown são alguns dos artistas que partilham os palcos do festival com outros grandes nomes da música portuguesa como Lengendary Tiger Man e Maria João & Mário Laginha.
O festival celebra também as raízes tradicionais da música portuguesa com bandas como Pé na Terra, Xícara e ATMA que criam os novos ritmos da folk portuguesa.
A presença de Vitorino traz consigo mais de 40 anos de música para a aldeia de Cem Soldos. No ano em que o Fado foi declarado Património Mundial, a alma Portuguesa é ainda materializada nos concertos de António Zambujo, de Aldina Duarte e com o aguardado regresso d’A Naifa.
O Festival Bons Sons'2012 promete ainda momentos intimistas em que o instrumento musical assume o protagonismo oferecendo a oportunidade de escutar de perto a guitarra de Filho da Mãe, as baterias de PAUS, o acordeão de Celina da Piedade e o piano de Joana Sá.
A polifonia da música portuguesa é ainda celebrada num encontro com as cores de Espanha (o país convidado), trazidas por El Naán e Vigüela.
Os novos territórios da música são explorados e experimentados por Gala Drop, Mikado Lab e Gabriel Ferrandini & Pedro Sousa. Cada uma das noites termina com uma identidade muito própria, apresentada por Yechidah, Batida, João Gomes e Bento 17.
A ligação do festival com as linguagens mais tradicionais é reforçada, nesta edição, com a parceria com A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria (MPAGDP) que terá um espaço no festival para explorar as potencialidades da música nacional com projeção de vídeos e dinamização de um palco com diferentes sonoridades: Cosie Cherie, Carlos Batista, Abaixonado, Joana Espadinha, Canto Hondo, Gobi Bear, Rafael Carvalho, Martim Torres e Birds are Indie.
O Bons Sons traz, este Verão, cerca de 60 horas de música, em 42 concertos, distribuídos por seis palcos. Um sétimo palco – o Acústico – estará à disposição dos visitantes que queiram fazer dele um espaço de partilha da sua música, apresentando um repertório de originais e talvez projetar um início de carreira.
Estão ainda agendadas outras atividades paralelas, como espetáculos performativos, uma exposição coletiva, feira de artesanato, apresentação de curtas-metragens, entre outras.
Clique AQUI para consultar o site do festival.