Estão abertas as candidaturas para o programa +Superior, destinado a apoiar com uma bolsa no valor de 1.500 euros os alunos que pretendam ir estudar para uma instituição de Ensino Superior localizada no interior do país.
Estão abertas as candidaturas para o programa +Superior, destinado a apoiar com uma bolsa no valor de 1.500 euros os alunos que pretendam ir estudar para uma instituição de Ensino Superior localizada no interior do país.
O programa, lançado pelo Ministério da Educação e Ciência, vai vigorar este ano pela primeira vez e tem como objetivo atrair estudantes para as regiões com menor concentração populacional. Quem quiser candidatar-se poderá fazê-lo até ao dia 10 de Outubro.
No âmbito do Superior+ prrevê-se que venham a ser contemplados, no máximo, 1.000 alunos com bolsas de estudo e 12 instituições de Ensino Superior fora das grandes áreas urbanas.
De acordo com um comunicado divulgado este mês, o MEC tenciona contribuir para a “coesão territorial e para a fixação de jovens qualificados no interior” de Portugal.
Os apoios diretos previstos pelo programa passam pela atribuição de uma bolsa de mobilidade. “Cada instituição de ensino superior negoceia com a sua Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional ou Governo Regional um número determinado de bolsas a atribuir a estudantes que se desloquem de outras regiões para essa instituição”, esclarece o ministério.
O organismo indica também que “o número de bolsas poderá variar de curso para curso, de instituição para instituição e de região para região”, que “os critérios de seriação devem ser definidos em regulamentação própria” e que “o montante da bolsa de mobilidade e as condições de elegibilidade deverão ser acordados entre todos os aderentes ao programa”.
Em declarações à Lusa, Ana Maria Costa Freitas, reitora da Universidade de Évora, uma das instituições abrangidas, afirma que o lançamento do programa surge tardiamente, já que não teve efeito na primeira fase de candidaturas. “Todas as medidas para as universidades do interior são bem-vindas. A questão é que esta foi [lançada] um bocadinho fora do prazo”, considera.
Já para António Fontaínhas Fernandes, reitor da Universidade de Vila Real, o +Superior é uma “boa medida” para atrair alunos para o interior, mas terá de ser complementado com um programa de empreendedorismo que ajude a fixar os jovens após a conclusão dos estudos.
Clique AQUI para aceder ao site oficial do programa, onde é possível encontrar informações adicionais e preencher o formulário de candidatura.