Segundo o regulamento do concurso, os projetos terão uma duração máxima de dois anos iniciada no momento de atribuição da bolsa e terminada no momento em que seja entregue o relatório final em formato de artigo científico. De salientar que apenas serão admitidos projetos de trabalhos científicos a serem realizados, pelos menos parcialmente, em Instituições portuguesas.
O presidente da Direção da SPAVC, Prof. José Castro Lopes, explicou que, na avaliação dos trabalhos, “o júri terá em conta o interesse da candidatura, bem como o mérito científico dos candidatos e Instituições participantes, de acordo com uma grelha de avaliação com critérios bem definidos pela SPAVC”. Após divulgação da atribuição da Bolsa, completou o especialista, “a Direção da SPAVC constitui-se em comissão de acompanhamento do trabalho, zelando pelo seu cumprimento de acordo com o projeto inicialmente apresentado”.
O regulamento avança ainda que os resultados finais do projeto deverão ser apresentados em reuniões da SPAVC e publicados, no prazo de dois anos, em revista nacional ou internacional de reconhecido mérito científico.
Incentivando a apresentação de candidaturas, o Prof. Castro Lopes lembrou que “a investigação nesta área é extremamente necessária, uma vez que o AVC é a primeira causa de morte e invalidez de Portugal”, destacando ainda o papel da valorização científica na internacionalização dos trabalhos nacionais.
As candidaturas deverão ser apresentadas até ao dia 5 de janeiro de 2019 e fazer-se acompanhar de um descritivo pormenorizado do trabalho a realizar, enviadas por via eletrónica à Direção da SPAVC (dir@spavc.org) em formulário disponível no website da SPAVC (www.spavc.org).
O vencedor da Bolsa será anunciado na sessão de encerramento do 13.º Congresso Português do AVC, agendado para os dias 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro de 2019, no Porto.
Mais informações, regulamento e formulário de candidatura: http://www.spavc.org/pt/informacoes/bolsas-e-premios-2
O conteúdo Bolsa incentiva investigação em doença vascular cerebral aparece primeiro em i9 magazine.