O Museu Nacional de História Natural e da Ciência recebeu mais de 430 participantes que, de manhã, puderam assistir às apresentações de Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, e de Manuel Caldeira, Ministro da Economia.
A sessão, moderada por Filipe Santos, Presidente do Portugal Inovação Social, prosseguiu com o anúncio dos vencedores do concurso Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam.
As intervenções de Óscar Mondejar, do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia, Teresa Mendes, do Instituto Pedro Nunes, e Eduardo Maldonado da Fundação para a Ciência e Tecnologia/Agência Nacional de Inovação, encerraram o programa da manhã.
A tarde ficou marcada por vários workshops temáticos que incentivaram a partilha de conhecimento e experiências. “Arranque”, “Business”, “Capitalizar” e “Desenvolver” foram as quatro áreas de intervenção e que possibilitaram o debate de ideias entre mais de 40 profissionais. Ricardo Lopes, Diretor da i9 magazine, fez parte do painel “Criar a empresa – onde, quando e como?”, a par com Luís Miguel Ribeiro, do Instituto Empresarial do Tâmega, e Matilde Carvalho, da Areagest (Lispolis).
Os instrumentos do Portugal e do Horizonte 2020, microcrédito, crowdfunding, marcas e patentes, apoio ao empreendedorismo e à liderança foram outros assuntos abordados e que trouxeram à Bolsa do Empreendedorismo outras individualidades. João Dias, da ES Ventures, Paulo Sousa Marques, do Shark Tank, Ana Santiago, da Startup Lisboa e Pedro Rodrigues, da AICEP foram alguns dos convidados.
Paralelamente, algumas das entidades parceiras do evento estiveram presentes numa área de exposição, de acesso livre, onde os participantes podiam obter informações sobre áreas relevantes do processo de investimento.
Durante o evento foram recebidas 60 candidaturas ao concurso de empreendedorismo Canvas – Projetos Que Marcam, que tem como objetivo apoiar novos projetos para se lançarem no mercado. Esta competição vai ajudar os empreendedores a estruturar o seu modelo de negócio segundo o método Canvas. Os melhores projetos beneficiarão de sessões de coaching e do apoio de incubadoras. E haverá prémios: dois no valor de mil euros e um de três mil euros!
O evento Bolsa do Empreendedorismo procurou destacar uma das grandes prioridades da Comissão Europeia: estimular o empreendedorismo de sucesso para que a Europa invista, cresça e crie emprego.
// www.bolsadoempreendedorismo.pt
O conteúdo Bolsa do Empreendedorismo: Europa celebra ideias nacionais aparece primeiro em i9 magazine.