Uma boa noite de sono é indispensável para ajudar os mais novos a aprender novas palavras e a desenvolver a memória. A conclusão é de um estudo recente de duas universidades britânicas.
Uma boa noite de sono é indispensável para ajudar os mais novos a aprender novas palavras e a desenvolver a memória. A conclusão é de um estudo recente de duas universidades britânicas, que constatou que até as crianças com mais facilidades de aprendizagem se lembram melhor dos novos vocábulos quando têm oportunidade de “dormir sobre o assunto”.
De acordo com os investigadores, o sono desencadeia uma melhoria na memória, um facto que poderá vir a ser útil para ajudar professores a combater problemas como o autismo ou a disléxia. Embora se tenha acreditado durante muito tempo que a facilidade de aprendizagem das crianças se deve ao facto de ainda estarem a desenvolver a linguagem, este novo estudo defende que não é aí que reside o segredo, mas sim no descanso.
As duas equipas das universidades de York e Sheffield Hallam, em Inglaterra, constataram que as crianças com idades entre os 7 e os 12 anos que estudaram podem ser tão “distraídas” como os pais. Quando os mais pequenos aprendem novas palavras, por exemplo, durante o pequeno-almoço, tendem a esquecê-las umas horas mais tarde. Porém, depois de um intervalo de 12 horas – com uma boa noite de sono – lembram-se de muito mais do que aprenderam.
Em comunicado, Anna Weighall, do departamento de Psicologia da universidade de Sheffield Hallam, afirmou que estes são “resultados verdadeiramente entusiasmantes, que abrem uma nova dimensão na investigação acerca do desenvolvimento da linguagem”.
Segundo a cientista, “pensava-se que as crianças não precisavam de dormir por serem especialistas na aprendizagem de novas palavras, uma vez que o fazem a todo o momento”. Porém, as novas descobertas revelam que “as crianças e os adultos usam o mesmo mecanismo de aprendizagem que os adultos – e o sono ajuda”.
“A investigação que desenvolvemos prova que quando aprendemos uma lista de palavras e somos questionados sobre ela depois de dormir nos lembramos de muito mais do que se nos fizerem perguntas no dia da aprendizagem. A tendência é pensar que iríamos esquecer, mas o sono protege o conhecimento e lembramo-nos melhor no dia seguinte”, conclui Weighall.
Clique AQUI para aceder ao estudo publicado na revista científica Developmental Science (em inglês).