A campanha solidária “Boas Acções”, promovida pelos Centros Comerciais Dolce Vita e pelo portal Boas Notícias, angariou mais de 10 toneladas de bens em prol da Comunidade Vida e Paz e da Legião da Boa Vontade, duas das instituições mais reconhecidas pelo apoio social prestado à comunidade.
O balanço da iniciativa é positivo e demonstra que, apesar do momento económico menos favorável, os portugueses continuam disponíveis para ajudar quem mais precisa.
Com o mote “Não deixe para amanhã a ajuda que pode dar hoje”, a campanha “Boas Acções” constituiu a mais longa campanha de apoio aos sem-abrigo alguma vez realizada em Portugal.
Ao longo de todo o mês de Dezembro, equipas de voluntários, à qual se associaram caras conhecidas como as atrizes Io Appolloni e Catarina Mago (Lua Vermelha), a ex-maratonista Aurora Cunha e o apresentador Ricardo Couto, estiveram presentes no Dolce Vita Tejo, em Lisboa, e no Dolce Vita Porto, apelando à solidariedade dos portugueses.
Para contribuir bastou um pequeno gesto – dar alimentos, produtos de higiene pessoal ou cobertores, bens essenciais para as instituições de solidariedade darem um pouco mais de conforto às pessoas que apoiam diariamente nas ruas de Lisboa e do Porto.
A campanha surgiu num momento em que a Comunidade Vida e Paz e a Legião da Boa Vontade têm registado um aumento do número de pedidos de ajuda. A Legião da Boa Vontade já recebeu cerca de 1300 novos pedidos em 2011 e efectuou mais de 61 mil atendimentos (dados contabilizados até Outubro do ano passado).
Por seu turno, as equipas de rua da Comunidade Vida e Paz apoiam, em média, 465 pessoas sem-abrigo diariamente, o que totaliza a distribuição de mais de 170 mil refeições por ano.