A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) adquiriu o espólio do poeta José Gomes Ferreira, incluindo manuscritos autógrafos da sua obra, documentos áudio, fotografia e cartas de outros grandes nomes da literatura portuguesa da época.
Numa nota divulgada na sua página na Internet, a BNP revela que entre a correspondência recebida por José Gomes Ferreira encontram-se cartas de Adolfo Casais Monteiro, José Saramago, José Cardoso Pires e Sophia de Mello Breyner Andresen, entre outros.
À agência Lusa, fonte da BNP adianta que “parte do acervo é de acesso reservado por envolver personalidades ainda vivas e matéria que a família do poeta considera sensível”.
Nascido no Porto em 1900, José Ferreira Gomes dedicou-se não só à escrita de poesia, contos, crónicas, traduções e ensaios, mas também ao jornalismo e à tradução de legendas de filmes, tendo mesmo sido consultor do Cinema Tivoli.
“Escritor atento e participante dos movimentos políticos e sociais, integrou, por exemplo, o Movimento de Unidade Democrática, colaborou com Gomes Ferreira e Lopes Graça num álbum de canções revolucionárias e foi o primeiro presidente da Associação Portuguesa de Escritores, em 1973”, acrescenta a nota da BNP.
[Notícia sugerida pelo utilizador Vítor Fernandes]