O Porto vai acolher, este fim-de-semana, mais de 200 "bloggers" de viagens oriundos de mais de 20 países dos vários continentes que vão discutir o sector enquanto promovem a cidade e a região Norte.
O Porto vai acolher, este fim-de-semana, mais de 200 “bloggers” de viagens oriundos de mais de 20 países dos vários continentes que vão discutir o sector enquanto promovem a cidade e a região Norte. Os membros do movimento Travel Bloggers Unite (TBU) vão trocar ideias sobre a melhor forma de transformar um blogue de viagens num negócio e, ao mesmo tempo, divulgar destinos turísticos portugueses.
“É uma oportunidade única para os agentes de viagens e para os 'bloggers' ou candidatos a sê-lo. Um momento em que os vários interesses e motivações se fundem numa iniciativa que a todos beneficia”, descreveu Oliver Gradwell, do TBU, que está a promover o TBU Porto, em declarações à Lusa.
Esta reunião internacional de “bloggers” vai traduzir-se na realização de várias conferências com um total de 16 oradores, marcadas para o próximo fim-de-semana no Hotel Sheraton. Entre os temas em debate estará a construção de uma comunidade cibernética, o lançamento de ideias de marketing ou a capacidade de contar histórias de forma convincente.
O “grupo poderoso de embaixadores digitais” convidado – como lhe chama Gradwell – falará ainda, nestas “conferências de qualidade numa cidade inspiradora”, sobre as formas de construir um negócio e não apenas um blogue, conferindo-lhe valor.
Durante a semana, os participantes, que se juntam ao certame por via de uma inscrição paga, terão à disposição um passeio pelos locais mais emblemáticos do Porto, no qual vão igualmente “aperfeiçoar técnicas de fotografia e vídeo”.
Os “bloggers” terão ainda oportunidade de realizar uma série de atividades em solo português e de visitar diversos locais no Norte em cinco “tours” temáticos pelo Douro, Gerês, Guimarães, Braga, Aveiro, Coimbra, Santa Maria da Feira e Arouca.
Segundo Oliver Gradwell, o contingente é composto essencialmente por “bloggers” ingleses, mas vão também estar no Porto “representantes das línguas mais faladas no globo e de alguns dos mercados de turismo mais fortes para Portugal”.
A iniciativa deverá, portanto, considerou o promotor, “potenciar fortemente” a atividade turística na região. “No nosso anterior projeto, na Úmbria italiana, um investimento das autoridades locais na ordem dos 25 mil euros teve um retorno mediático avaliado em mais de 900 mil. Estamos convictos de que vai suceder o mesmo no Porto”, concluiu.
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