Representando um investimento de 900 mil euros, o sistema permite captar, encaminhar e queimar o biogás criado pelas camadas de resíduos sólidos que até ao início da década de 1990 se acumularam na lixeira de Souto Alto, Fundão. Esta foi substituída em 2001 por novos aterros e pela Central de Compostagem da Quinta das Areias.
Segundo Carlos Pais, administrador-delegado da Resiestrela, o investimento irá contribuir, simultaneamente, para "a sustentabilidade económica e financeira do sistema intermunicipal" e para diminuir "as emissões de gases com efeito estufa", pela substituição de fontes de produção não renováveis.
A queima do biogás vai colocar em funcionamento um gerador com 800 kilowatts para produção de energia elétrica, destinada integralmente ao sistema de abastecimento público.
A inauguração está agendada para a 15h00 de hoje, numa cerimónia com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa.
A Resiestrela é responsável pela concessão do sistema multimunicipal de triagem, recolha selectiva, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos dos municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso, servindo atualmente 221.195 habitantes.