As comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade2010 já começaram em Portugal. Os Bioeventos arrancaram este sábado com a Viagem no Comboio da Biodiversidade que teve como objetivo apoiar a candidatura da Arrábida a Património Mundial da UNESCO
As comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade2010 já começaram em Portugal. Os Bioeventos arrancaram este sábado com a Viagem no Comboio da Biodiversidade que teve como objetivo apoiar a candidatura da Arrábida a Património Mundial da UNESCO.As iniciativas, que se prolongam até ao final do ano, estão a cargo do Museu Nacional de História Natural e do Centro de Biologia Ambiental da Universidade de Lisboa e prometem alertar para a importância da biodiversidade, da preservação dos ecossistemas da sustentabilidade do planeta.
Seguem-se ao longo do ano ciclos de conferência na Fundação Calouste Gulbenkian e Aula Magna. Por todo o país vai ainda assinalar-se o Dia B – Dia da Biodiversidade, a Festa da Biodiversidade e exposições sobre biodiversidade.
“Temos de fazer um trabalho conjunto de todos os setores da sociedade, nos três eixos fundamentais: o conhecimento, vertente tecnológica e a vertente cultural”, salientou à Lusa Margarida Santos Reis, coordenadora do Centro de Biologia Ambiental.
As perdas de biodiversidade são cerca de cem a mil vezes superiores à taxa de extinção antes dos Humanos existirem.
O Ano internacional da Biodiversidade é promovido pela ONU através da Convenção para a Diversidade Biológica assinada em 1992 por 191 países e tem três objetivos: realçar a importância da biodiversidade para o nosso bem-estar; travar as crescentes perdas de biodiversidade e celebrar as iniciativas de conservação com sucesso.