Durante a “época alta”, que se estende de 1 de abril a 31 de outubro, apenas é permitida a circulação de bicicletas nos dias úteis, a partir das 18h00 e até às 10h00. Na “época baixa”, entre 1 de novembro e 31 de março, a circulação de bicicletas é permitida a qualquer hora nos dias úteis, sendo que aos fins de semana e feriados só é possível fazê-lo entre as 18h00 e as 10h00.
Carlos Carreiras, vice-presidente da autarquia de Cascais e vereador do Ambiente, frisou a necessidade de se “desenvolver uma consciência cívica que ajude a promover a partilha do espaço em segurança, tanto por peões como por utilizadores de bicicletas”.
Citado pela página web do município, o autarca referiu “este projeto foi desenvolvido com grande prudência em conjunto com a Associação dos Amigos do Paredão e acredito que, a partir do momento em que as pessoas tomem consciência das regras, a utilização vai ser pacífica”.
Numa primeira fase, a fiscalização vai fazer-se de modo mais intenso, de modo a minimizar conflitos entre peões e bicicletas.
Recorde-se que a circulação de bicicletas no paredão foi proibida em 2005 pela autarquia “na sequência de acidentes graves que envolveram peões e bicicletas”.