Um projeto português desenvolvido pela Cicloficina dos Anjos, uma oficina que repara e ensina a reparar bicicletas em Lisboa, conquistou financiamento da União Europeia no âmbito de uma campanha de promoção da mobilidade urbana sustentável.
Um projeto português desenvolvido pela Cicloficina dos Anjos, uma oficina que repara e ensina a reparar bicicletas em Lisboa, acaba de conquistar financiamento da União Europeia (UE) no âmbito da campanha de promoção da mobilidade urbana sustentável “Do The Right Mix”, que vai atribuir a cada um dos premiados um apoio monetário de até 7.000 euros.
O objetivo da campanha, que distinguiu 19 projetos europeus, é ceder às ideias premiadas fundos que permitam às mesmas desenvolver atividades como concursos e ações educativas que promovam formas de deslocação mais ecológicas e mais sustentáveis, incentivando os cidadãos a repensar a sua escolha em matéria de transportes.
De acordo com a página oficial da campanha “Do The Right Mix”, o projeto português selecionado, denominado UNI-CICLO, tem como ambição estabelecer oficinas de bicicletas comunitárias em dois campos universitários de Lisboa onde os estudantes e os funcionários terão acesso gratuito a ferramentas e peças para aprender a reparar o seu veículo.
“Aprender mais sobre a manutenção de bicicletas pode fornecer aos ciclistas uma independência adicional em viagem, bem como estimular a criatividade e o desenvolvimento de relações benéficas entre eles”, pode ler-se no site da organização desta iniciativa europeia.
O projeto apresentado pela Cicloficina dos Anjos destina-se a um público-alvo com idades entre os 18 e os 35 anos justificado “pela necessidade [desta faixa etária] de ter acesso a um meio de transporte barato e confiável, bem como à vontade [que possuem] de aprender e partilhar novas competências”.
605 projetos apresentados em três anos
A propósito do anúncio dos vencedores, que aconteceu recentemente, o vice-presidente da Comissão Europeia, Siim Kallas, responsável pelos transportes, afirmou que “ao longo desta campanha, a Europa se revelou “extremamente inovadora na construção de uma cultura de mobilidade urbana sustentável”.
“As diversas atividades revelaram que o transporte sustentável pode ser acessível a todos. Esperamos que, graças a este financiamento, esse excelente trabalho no terreno possa ser prosseguido”, acrescentou Kallas.
A campanha “Do The Right Mix”, que, em 2014, assinalou o seu terceiro e último ano de existência, recebeu, ao longo do período em que foi organizada, mais de 605 iniciativas a nível local, regional e nacional a favor da mobilidade urbana, apresentadas no site http://www.dotherightmix.eu. A última edição recebeu um total de 66 candidaturas provenientes de 23 elegíveis.
O propósito da iniciativa foi encorajar as pessoas a abandonar, no seu dia-a-dia, o automóvel, optando por uma combinação de meios de transportes mais amigos do ambiente.
Clique AQUI para conhecer todos os projetos vencedores no site oficial da campanha (em inglês).
Notícia sugerida por António Resende