O secretário-geral da associação da indústria das bicicletas, Paulo Rodrigues, defendeu, na semana passada, que a produção de bicicletas elétricas em Portugal pode representar "um volume de negócio na casa dos 80 milhões de euros".
O secretário-geral da associação da indústria das bicicletas, Paulo Rodrigues, defendeu, na semana passada, que a produção de bicicletas elétricas em Portugal pode representar “um volume de negócio na casa dos 80 milhões de euros”.
As afirmações foram feitas à agência Lusa à margem do Congresso Internacional de Promoção da Mobilidade Suave, na Alfândega do Porto, que teve no centro da discussão as bicicletas elétricas ou “e-bikes”.
“Ao promover este encontro o que constatámos é que o setor das e-bikes está a crescer na Europa e em Portugal pode atingir, nos próximos três anos, um volume de negócio na casa dos 80 milhões de euros. Isto, se crescermos ao mesmo nível de outros países da Europa neste tipo de utilização”, explicou Paulo Rodrigues.
O líder da ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins – frisou que o seminário quis potenciar as competências de outros setores que, em associação, poderão resultar em novos produtos e soluções para este meio de locomoção.
Aumento das exportações
“Estamos a mostrar este potencial negócio e a juntar, em rede, as empresas de outros setores, que podem contribuir para atingirmos os tais milhões, com os conhecimentos que têm na área das tecnologias da informação, na área da mobilidade elétrica, do “design”, dos novos materiais”, referiu.
Paulo Rodrigues disse ainda que, com o “trabalho em rede” conseguido no congresso, se espera que “os objetivos, quer do ponto de vista da dimensão do mercado nacional, quer do aumento da capacidade exportadora, sejam alcançados”.
Uma bicicleta é um velocípede que tem um pequeno motor eléctrico que ajuda o ciclista a mover-se sem esforço. O motor é alimentado por uma bateria que deve ser recarregada regularmente. As bicicletas eléctricas são consideradas como bicicletas comuns pelo que não é obrigatório seguro nem licença de condução e podem usar as ciclovias, no entanto o uso de capacete é obrigatório.
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