Para facilitar a assistência a ciclistas envolvidos em acidentes, está prestes a ser lançado, nos EUA, um sensor que pode ser incorporado em capacetes e que oferece um serviço que contacta automaticamente a assistência médica, fornecendo ainda informações médicas sobre o sinistrado.
O ICEdot é um pequeno sensor redondo que fica afixado nos capacete e está associado a uma aplicação para smartphones. Na eventualidade de um acidente, quando o capacete sofre um impacto o sensor ativa a aplicação, que inicia um programa de alarme de 30 segundos.
Neste período, o utilizador poderá cancelar o sistema de alarme antes que as autoridades sejam notificadas do acidente. Se não o fizer, o alarme alerta um dos serviços de emergência que foram selecionados no perfil do utilizador da ICEdot, enviando as coordenadas exactas do local do acidente, assim como informação sobre o perfil médico do sinistrado (medicação, alergias, entre outros dados).
Em comunicado, o presidente da ICEdot refere que esta inovação “irá ajudar a reduzir o tempo entre a lesão e o tratamento médico eficaz, especialmente no que se pode relacionar com aqueles que sustentam ferimentos na cabeça.”
Calcula-se que todos os anos, nos EUA, os acidentes que envolvem ciclistas provoquem cerca de 200 mil lesões traumáticas no cérebro.
Este sistema também poderá ser utilizado em atividades como o ski, caminhadas, escaladas e outros desportos radicias.
Clique AQUI para aceder ao comunicado de imprensa da ICEdot (em inglês).
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]