É provável que se recorde da história de Eric Feng, o chinês a quem roubaram a bicicleta em Portugal. Há poucas semanas, Feng recebeu, por fim, na China, a sua nova companheira de viagens, oferecida por uma empresa lusitana para o compensar.
É provável que se recorde da história de Eric Feng – o chinês que pedalou até Lisboa pelas energias limpas e a quem, no Alentejo, foi roubada a sua bicicleta. Há poucas semanas, Feng recebeu, por fim, na China, a sua nova companheira de viagens, oferecida por uma empresa lusitana para o compensar, e várias dezenas de produtos portugueses para descobrir o que o país tem de melhor.
A iniciativa surgiu, como o Boas Notícias avançou à data, por meio da Pepper, companhia portuguesa de ativação de marca, que criou, no Facebook, a página “Devolvam a bicicleta ao chinês”, que incentivava também os cidadãos nacionais a presenteá-lo com produtos e iguarias de várias regiões lusitanas.
Em janeiro, a bicicleta, da marca portuguesa Órbita, totalmente paga pela empresa, chegou, finalmente, ao seu destino: Kunming, onde reside o Chinês, acompanhada de um amplo cabaz com espaço para conservas de peixe 'gourmet', chocolates portugueses, uma miniatura do Castelo de Porto de Mós e até um galo de Barcelos.
“O nosso amigo Chinês está muito contente com a nova companheira de aventuras, a nossa iniciativa revelou-se um grande sucesso… e estamos orgulhosos”, garantiu João Carvalho, da Pepper Brand, ao Boas Notícias, através de e-mail.
Viagem para a China foi atribulada mas teve um final feliz
De acordo com a Pepper, a encomenda “teve uma viagem atribulada até à China, demorou para encontrar o Eric Feng, mas finalmente chegou ao destino”, dando-lhe “uma nova companheira de aventuras portugueses” e a hipótese de “conhecer alguns dos melhores produtos e sabores que Portugal tem para oferecer”, “tudo isto com um grande sorriso na cara”.
Fotografia enviada à Pepper por Eric Feng mostra os produtos e símbolos portugueses que chegaram a Kunming junto com a bicicleta
O anúncio da chegada da bicicleta à China foi feita através do grupo criado no Facebook para esse efeito e deixou também muito satisfeitos os mais de 2.300 seguidores da página, a quem os mentores da iniciativa dedicaram um agradecimento especial.
“O nosso muito obrigado a todos os que contribuíram para que a história do chinês, que pedalou 18.000 km até Portugal e viu a sua bicicleta ser roubada [em Sines] tivesse um final diferente”, escreveram.
Recorde-se que Eric Feng veio até Portugal para promover as energias limpas e homenagear dois navegadores históricos: o seu conterrâneo Zheng He e o português Infante D. Henrique.
O projeto, que demorou três anos a ser planeado, permitiu a Feng atravessar 10 países: China, Rússia, Estónia, Lituânica, Letónia, Polónia, Alemanha, França, Espanha e Portugal, onde terminou a jornada, depois de dormir em pousadas e casas de membros de uma rede mundial que alberga cicloviajantes.