Até ao final do ano, a Câmara de Matosinhos vai juntar aos atuais 12 km de ciclovias da cidade mais 10 Km. A rede ligará pontos de interesse turístico.
Até ao final do ano, a Câmara de Matosinhos vai juntar aos atuais 12 km de ciclovias da cidade mais 10 Km. A rede ligará pontos de interesse turístico, nomeadamente as obras dos três conceituados arquitetos do Norte: Fernando Távora, Álvaro Siza e Eduardo Souto Moura.
O projeto concebido para a quadra marítima prevê quatro tipos de ciclovia: ciclovia (faixa bem separada dos automobilistas), ciclofaixa (faixa separada dos automobilistas), ciclovia em via mista ( zonas pedonais onde as bicicletas e peões circulam) e tráfego partilhado (rodovias partilhados por automóveis e bicicletas).
Além de promover o uso da bicicleta no interior das cidades, o projeto visa também a atração turística e a instalação de novas atividades na quadra marítima, esclarece o comunicado de imprensa da Câmara Municipal de Matosinhos enviado ao Boas Notícias.
No mesmo comunicado, Guilherme Pinto, Presidente da Câmara, afirma que 54 anos depois será dada “continuidade a uma das primeiras ciclovias de que há conhecimento no país, desenhada pelo arquiteto Fernando Távora em 1960, a qual percorre a envolvente ao Porto de Leixões”.
Grande parte parte das ciclovias previstas estarão concluídas em Setembro para a comemoração da Semana Europeia de Mobilidade. A exceção é a Avenida Serpa Pinto, que merecerá uma intervenção mais profunda ao nível da repavimentação e que, por isso, só estará pronta no final do ano.
A instalação de uma rede de ciclovias na quadra marítima é o primeiro passo para um futuro alargamento deste projeto a todo o concelho, pode ler-se no comunicado.