Um designer e ciclista alemão criou a primeira bicicleta do mundo que pode ser pedalada, não só com os pés, mas também com as mãos. A Varibike parece uma bicicleta normal, mas conta com um par de pedais a mais, junto ao guiador.
Um designer e ciclista alemão criou a primeira bicicleta do mundo que pode ser pedalada, não só com os pés, mas também com as mãos. A Varibike parece uma bicicleta normal, mas conta com um par de pedais a mais, junto ao guiador, que o desportista pode usar em alternativa ou ao mesmo tempo que os dos pés.
Martin Kraiss, de 43 anos, é o rosto por detrás desta criação que está a despertar curiosidade entre as comunidades de ciclistas. Com 15 quilos em alumínio e um custo de 4.700 euros, a Varibike permite que o praticante use os braços e as pernas para andar de bicicleta, tornando-a 31% mais rápida do que as outras.
A ideia surgiu depois de Kraiss se aperceber que a parte superior do corpo permanece estática sempre que andamos nas bicicletas tradicionais. Por forma a exercitar essa zona, desenvolveu um veículo em duas rodas que permitisse exercitar todo o corpo.
“O objetivo era criar uma bicicleta que, para além de ser conduzida com o corpo todo, fosse mais rápida do que uma bicicleta convencional”, conta o designer, citado pelo Daily Mail. “No caso da Varibike, como tem mais 30% de energia a movê-la, torna subidas muito mais fáceis. Além disso, as distâncias longas também se tornam mais simples, uma vez que tanto se pode usar os braços e as pernas, variando a intensidade”.
Esta inovadora bicicleta está disponível num único tamanho em branco, preto e dourado. Por haver mais movimento, a produção de energia contínua é maior e, por isso, o exercício físico torna-se mais eficaz, mas Kraiss garante que a Varibike não foi concebida exclusivamente para os desportistas profissionais.
“É muito divertido mexer todos os membros do corpo ao mesmo tempo. É uma sensação incrível!”, afirma. Por isso mesmo, o designer desenvolveu ainda uma versão estática da Varibike para interiores, acompanhada de uma tecnologia de inclinação que permite ao ciclista mover-se para a esquerda e para a direita, tal como nos percursos ao ar livre. Esta última tem um custo de 1.800 euros.
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Notícia sugerida por Maria da Luz
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