Uma bicicleta elétrica que converte as pedaladas em energia, ficando armazenada na bateria do veiculo, podendo ser usada quando o ciclista está a descansar. Esta é a nova aposta das empresas sul-coreanas Mando e Meister.
Uma bicicleta elétrica que converte as pedaladas em energia, ficando armazenada na bateria do veiculo, podendo ser usada quando o ciclista estiver cansado. Esta é a nova aposta das empresas sul-coreanas Mando e Meister, apresentada no mês passado, na feira EuroBike 2012, que vão começar a distribuir este produto a partir de 2013.
A bicicleta, com o nome de Mando Footlose, não tem correia, movendo-se apenas a energia elétrica. O gesto mecânico da pedalada é transformado em energia, permitindo à bateria de iões de lítio, incorporada neste mecanismo, armazená-la para que o ciclista não tenha de parar a viagem para descansar.
Este aparelho inovador poderá atingir cerca de 30 quilómetros com a carga elétrica, havendo a possibilidade de efetuar um ajustamento através da unidade de monitorização, localizada na parte central do veículo, que permitirá definir o nível de velocidade e, consequentemente, a quantidade de energia utilizada pelo motor para funcionar.
A Mando Footlose vem revestida com uma tela removível que permite controlar todas as funcionalidades e ainda é dobrável podendo ser transportada de forma cómoda para todo o lado, evitando-se os habituais embaraços que as bicicletas normais causam nos transportes públicos.
Por agora, o preço deste veículo, concebido pelo designer britânico Mark Sanders, ainda não foi definido pela Mando e Meister, duas fabricantes de peças para automóveis sul-coreanas, mas está previsto que numa primeira fase comece a ser comercializada apenas na Coreia do Sul.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]