A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) acaba de aderir ao projeto europeu “EOD – eBooks on Demand”, um serviço de digitalização a pedido de livros raros que estão no domínio público.
As bibliotecas europeias possuem milhares de livros raros que, pela sua antiguidade e valor, muitas vezes só podem ser consultados presencialmente nessas mesmas bibliotecas. Com o serviço EOD, estes tesouros escondidos estão agora disponíveis para qualquer pessoa – à distância de um clique.
Através do EOD, os utilizadores podem, a partir de qualquer parte do mundo, solicitar a digitalização de um livro através dos catálogos das bibliotecas da rede. As bibliotecas recebem o pedido e digitalizam a obra pretendida, enviando-a ao utilizador em formato Pdf. Este serviço de digitação tem um custo base de 25 euros.
O livro digitalizado é posteriormente integrado nos repositórios digitais de cada biblioteca participante, ficando disponível a qualquer pessoas através da Internet.
A BNP coloca assim à disposição dos leitores o serviço de digitalização de obras do seu Fundo Geral, publicadas entre 1700 e 1850, oferecendo um conjunto de livros raros que antes só podiam ser consultados no espaço da biblioteca.
Esta iniciativa arrancou no âmbito do projeto comunitário “Digitisation on Demand”, lançado em 2006, com o objetivo de criar uma rede europeia de digitalização. Em 2008, o projeto foi substituído pelo EOD que conta já com 20 bibliotecas espalhadas pela Europa.
Clique AQUI para aceder ao site da Biblioteca Nacional Digital e AQUI para aceder à página do EOD.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]