O projeto Body Interact venceu a distinção BfK Awards, atribuída pela ANI, no âmbito da competição World Summit Awards. O prémio foi entregue a 26 de setembro, no arranque do 28º congresso da APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações. Desenvolvido pela start-up Take the Wind, o Body Interact é um software de simulação médica para treino de médicos, estudantes e enfermeiros, com vista a melhorar a prática médica e múltiplas áreas clínicas.
Trata-se de uma plataforma (www.bodyinteract.com) semelhante a um simulador de voo que permite aos utilizadores trabalhar em cenários baseados em problemas reais, através da interação real com pacientes virtuais. Este simulador online permite interações dinâmicas e pressiona os alunos e médicos em treino para a tomada de decisão, permitindo reduzir custos e evitar riscos de erros médicos fatais. Usa equipamento 3D, combinando simulação clínica com o treino de tomada de decisões e design de jogos.
A ANI associou-se, pelo segundo ano consecutivo, à competição World Summit Awards, com o objetivo de premiar o melhor projeto nacional de base científica e tecnológica a concurso. Em 2017 o distinguido foi o projeto HC Alert (desenvolvido pela Hope Care), cuja visão é construir um hospital em casa.
O vencedor BfK Awards recebeu o troféu “Árvore do Conhecimento” e terá, por via desta vitória, a oportunidade de beneficiar de um processo de acompanhamento do seu projeto.
O conteúdo BfK Awards distingue simulador 3D para treino de médicos e estudantes aparece primeiro em i9 magazine.