SCUBIC é o nome do projeto vencedor da distinção BfK Awards entregue no âmbito do Startup Challenge, da Rock in Rio Innovation Week @LACS. O SCUBIC utiliza a Inteligência Artificial e algoritmos de otimização de última geração para alcançar maiores poupanças de energia e tentar resolver o problema que é o acesso às águas de uma forma sustentável e a preços mais reduzidos.
Resultado de cinco anos de Investigação e Desenvolvimento na Universidade de Aveiro, a equipa vencedora concluiu que se gasta muita energia a transportar a água desde os diferentes reservatórios ate às nossas casas e que essa pressão de bombeamento de água pode ser otimizada, reduzindo a energia necessária total. Assim, esta ferramenta de gestão de energia para redes de água assume-se não só como importante para a economia das empresas, mas também para a sustentabilidade de todo o setor das águas, fundamental para a população em geral.
Bruno Abreu, estudante de Doutoramento e porta-voz da equipa que desenvolveu o SCUBIC, explica que foi necessário “reunir o I&D junto da Universidade de Aveiro para conseguir resolver os diferentes problemas encontrados e decidir transferir esse conhecimento para um produto real e lançá-lo no mercado”. Identificaram o problema, estudaram as redes e perceberam que as operações de bombardeamento de água são assentes na experiência de vários anos e não em lógicas matemáticas, físicas ou mecânicas.
O projeto escolhido para receber a distinção BfK Awards e os correspondentes 5 mil euros de prémio assumiu-se como a start-up que mostrou maior capacidade de gerar impacto social, bem como a que mais se destacou em matéria de inovação de base científica e tecnológica colaborativa, tendo também recebido o 1º prémio do Startup Challenge.
Katiuska Cruz, coordenadora do programa Born From Knowledge (BfK), sublinha que “é de extrema importância que o conhecimento nascido na Academia seja aplicado na resolução de problemas reais. Assim, um projeto como o SCUBIC, que resulta da investigação de recursos humanos altamente qualificados para a utilização mais sustentável de um bem tão escasso como é a água, não podia deixar de receber o nosso reconhecimento”.
A entrega do prémio BfK Awards ficou a cargo da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, que sublinhou que esta “distinção tem a seu montante a aposta no conhecimento e na formação e pretendemos que contribua para valorizar o investimento em ciência e tecnologia junto da sociedade e, em particular, dos jovens”.
A Rock in Rio Innovation Week @LACS decorreu durante a última semana e reuniu uma vibrante comunidade empreendedora, artística e musical. “A ANI e a Beta-i são parceiros fundamentais neste processo, tendo oferecido o know-how técnico necessário a este start-up challenge, enquanto o Rock in Rio ofereceu a sua experiência ao ecossistema de inovação em Portugal. Acreditamos que esta união resultou numa iniciativa grandiosa e completa para todos os envolvidos”, Francisco Santos, Project Manager do Rock in Rio Innovation Week @LACS.
O projeto vencedor de mais uma distinção BfK Awards foi escolhido entre os 11 finalistas que fizeram a sua apresentação final perante o júri da competição, durante a tarde de ontem, no cluster criativo LACS, na Rocha Conde de Óbidos em Lisboa. A ANI integrou o júri do concurso, juntamente com a Beta-i e um conjunto de investidores e empreendedores de renome.
O conteúdo BfK Awards distingue ferramenta de gestão de energia para redes de água aparece primeiro em i9 magazine.