Inaugurou em Berlim, o primeiro supermercado da Alemanha 100% livre de embalagens. Os clientes são convidados a trazer os seus próprios recipientes - como frascos de vidro ou 'tupperwares' - e podem comprar desde cereais a pasta de dentes.
Inaugurou, recentemente, em Berlim, o primeiro supermercado da Alemanha 100% livre de embalagens. Os clientes são convidados a trazer os seus próprios recipientes – como frascos de vidro ou 'tupperwares' – e podem comprar desde cereais a pasta de dentes reduzindo a “fatura” paga pelo ambiente.
O supermercado “Original Unverpackt”, que é descrito pelas criadoras, as jovens alemãs Sara Wolf e Milena Glimbovksi, como o primeiro “com zero desperdício” do país, nasceu graças a uma campanha de financiamento coletivo que arrancou em Maio e superou as expetativas, permitindo angariar, até ao momento, mais de 100.000 euros (quase o dobro dos 45.000 euros ambicionados inicialmente).
“Nós acreditamos que o conceito de compras atual não é sustentável e que uma mudança para compras sem embalagens, a longo-prazo, será amiga do ambiente e terá maiores benefícios para a sociedade em geral”, afirmam Wolf e Glimbovksi na página oficial de 'crowdfunding' do projeto.
O funcionamento do supermercado é simples. Todos os produtos estão disponíveis em grandes “dispensadores” e os clientes devem fazer-se acompanhar dos seus próprios recipientes para os levar para casa. Os recipientes são pesados à entrada e o peso de caixas, 'tupperwares' ou frascos é “descontado” da conta final depois de cheios – quer de massa, quer, por exemplo, de sabonete líquido.
© Original Unverpackt
Caso os consumidores não cheguem preparados, a loja disponibiliza os seus próprios recipientes multiusos, bem como sacos de papel reciclado para transporte. Além disso, os clientes têm a possibilidade de escolher, em detalhe, a quantidade que querem adquirir, o que evita que comprem mais do que aquilo de que necessitam e, em última instância, previne o desperdício.
As jovens responsáveis pelo conceito esperam conseguir fazer com que estes supermercados se espalhem, em breve, por toda a Alemanha, “permitindo que todas as pessoas tenham acesso a produtos cuidadosamente selecionados” sem contaminar o ambiente.
“Este projeto é o início do fim da loucura das embalagens”, prometem. “Fazemos parte de uma geração que destruiu o mundo e queremos dar à próxima geração a oportunidade de fazer melhor”, finaliza a dupla.
Clique AQUI para saber mais sobre o projeto (em alemão).
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes e Maria Nova