Há uma criação portuguesa entre os cinco finalistas do prémio internacional Green Furniture Award, dedicado ao design sustentável. Trata-se do berço em cortiça 'Sleep Tight', desenvolvido pelo projeto TASA - Técnicas Ancestrais, Soluções Actuais -, d
Há uma criação portuguesa entre os cinco finalistas do prémio internacional Green Furniture Award, dedicado ao design sustentável. Trata-se do berço em cortiça 'Sleep Tight', desenvolvido pelo projeto TASA – Técnicas Ancestrais, Soluções Actuais -, desenhado por Sofia Chinita e Karin Pereira.
A inovação portuguesa compete, assim, lado a lado com duas ideias dinamarquesas e outras duas suecas, que completam a lista dos cinco nomeados para a final do Green Furniture Award. O vencedor é anunciado no próximo dia 11 de Abril, na Milan Design Week, em Itália.
'Sleep Tight' é uma obra da TASA, que tem por objetivo conjugar a cultura tradicional regional a nível do artesanato – materiais, técnicas, saberes e fazeres locais-, com a inovação estratégica – design, história do produto, embalagem, imagem.
O berço de cortiça foi desenhado pelas arquitetas Sofia Chinita e Karin Pereira, enquanto que António Luz, o artesão que deu forma ao protótipo, contou com o apoio da Novacortiça para fornecimento da matéria-prima.
“Um simples e poético design numa área pouco explorada pelos designers”, lê-se na página do prémio. “O uso da cortiça é uma excelente forma de preservar as florestas e a sua aplicação no artesanato, tendo em conta que a indústria do vinho tende, cada vez mais, a optar pelo plástico e alumínio”.
Além de produzir artefactos para casa, o projecto TASA desenvolve produtos eco-urbanos e de eco-lazer. Entre os principais materiais utilizados encontram-se os blocos pré-fabricados na região, o vime e a cortiça.
Conheça todos os finalistas dos Green Furniture Awards AQUI.
Notícia sugerida por Céline