A start-up BeON – uma solução que permite converter energia solar em energia elétrica – é a grande vencedora da 6.ª edição do Big Smart Cities. A final da competição de empreendedorismo e inovação promovida pela Vodafone e pela Ericsson realizou-se no Edifício Sede da Vodafone, em Lisboa, e contou com intervenções do CEO da Vodafone Portugal, Mário Vaz, e do Presidente da Ericsson Portugal, Luis Silva.
Criada por dois colegas do Instituto Superior Técnico, a BeON desenvolveu o primeiro microinversor do mundo concebido para ligar um sistema fotovoltaico diretamente a uma tomada. A instalação é feita através de um kit simples e intuitivo do it yourself, que possibilita a montagem do sistema em 30 minutos, mesmo sem conhecimentos técnicos.
Com esta solução, o consumidor final potencia a utilização de energias renováveis, reduzindo com isso a dependência das companhias tradicionais de eletricidade. A par disso, a BeON pretende que a sua solução evolua de forma a que todos os seus utilizadores possam vender o excedente energético que geram para ser aproveitado por outras casas. Uma realidade cada vez mais iminente com a propagação das energias limpas que levará à massificação de dispositivos conectados – algo apenas possível com a rede móvel do futuro, o 5G, que foi foco da edição deste ano do Big Smart Cities.
Além do grande prémio final, foram ainda atribuídas mais duas distinções e um prémio decidido pelo voto do público.
O conteúdo BeON é a vencedora da 6.ª edição do Big Smart Cities aparece primeiro em i9 magazine.