O Programa AFS – Famílias de Acolhimento é uma forma de promover a diversidade como fonte de aprendizagem para todos. Consiste numa experiência de intercâmbio em que uma família acolhe em sua casa um/a jovem estrangeiro/a que vem estudar para uma escola secundária e integrar-se na vida familiar durante um trimestre, semestre ou ano lectivo.
Segundo a organização, participar no Programa AFS – Famílias de Acolhimento é uma forma de partilhar novas referências culturais, que convida a reviver e revisitar a própria cultura. Permite desconstruir estereótipos, aproximando as pessoas e culturas aparentemente distantes, com o objectivo de contribuir para a construção de um mundo mais tolerante e inclusivo,
O Programa AFS não se destina apenas a acolher e a transformar a vida de um/a jovem estudante, a experiência e a transformação ocorre também em todos os intervenientes que abraçam a iniciativa. Acolher um estudante em casa, contribui para aumentar a consciência de dinâmicas familiares, evidencia de que forma a cultura influência a percepção, comportamentos, valores e atitudes, transformando as diferenças em oportunidades de aprendizagem para toda a família. Desenvolvem-se ainda competências de comunicação e empatia, promovendo o respeito ao próximo e a tolerância no seio familiar. A família beneficia também do desenvolvimento das suas competências interculturais, expandindo as suas relações no mundo e despertando um maior interesse pelas questões globais.
Sónia Lourenço, família de acolhimento de uma estudante AFS da Argentina acrescenta no seu testemunho: “Já fazia sentido antes da experiência mas hoje faz ainda mais “Acolha a diferença””.
As candidaturas estão abertas a todas as famílias que se voluntariem a acolher um/a jovem estudante a partir do próximo ano lectivo. A informação encontra-se disponível no site e blogue da associação Intercultura-AFS Portugal.