Beber três chávenas de chá por dia pode ajudar a reduzir o risco de sofrer um acidente vascular cerebral. Quem o diz são as conclusões de um estudo norte-americano levado a cabo por uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, em Los A
Beber três chávenas de chá por dia pode ajudar a reduzir o risco de sofrer um acidente vascular cerebral. Quem o diz são as conclusões de um estudo norte-americano levado a cabo por uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, segundo o qual o chá impede a formação de coágulos no sangue ao nível do cérebro.
A bebida quente preferida dos britânicos pode ter, afinal, ainda mais benefícios do que aqueles que se pensava até agora. Beber três chávenas de chá por dia protege o cérebro da formação de coágulos no sangue, responsáveis pela morte de cerca de 200 pessoas por dia no Reino Unido.
Estudos anteriores sugeriam já que o chá podia ter efeitos benéficos ao nível do cérebro mas, até à data, os resultados eram inconclusivos. Agora, um grupo de cientistas norte-americanos da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, decidiu proceder a uma meta-análise desses mesmos estudos e combinar as diferentes conclusões para conseguir dados mais concretos.
Como tal, foram reunidos e comparados os resultados de cinco outras meta-análises anteriores para determinar se, efetivamente, o chá tem um impacto significativo na prevenção dos acidentes vasculares cerebrais. As conclusões, publicadas online na revista American Journal of Clinical Nutrition, dão conta de que, aqueles que mais chá beberem por dia são aqueles que apresentam menos 20% de risco desta patologia.
Segundo o Daily Mail, em investigações anteriores, a mesma equipa da universidade californiana tinha já determinado que o chá preto e o chá verde são igualmente eficazes em termos de antioxidantes e de protecção contra os diferentes tipos de danos nas artérias.