Estas expressões carinhosas com que resolveram designar a encenadora são o reflexo da atmosfera de “grande família” que se criou entre os atores para construírem estas personagens de uma peça escrita em 1979 para a televisão, cujo título original é “Blue Remembered Hills”, e que estreou no fim de fevereiro no Teatro Nacional D. Maria II.
Luísa Cruz, Albano Jerónimo, Dinarte Branco, Nuno Nunes, Bruno Nogueira, Elsa Oliveira e Leonor Salgueiro são os atores que interpretam este grupo de meninos de diferentes origens sociais.
Os sete amigos – Willie, Peter, John, Raymond, Donald, Angela e Audrey – têm por hábito brincar num bosque, perto da vila onde vivem, durante as férias de Verão. Brincam às guerras, aos pais e às mães, à caça ao esquilo, aos enfermeiros, reproduzindo aquilo que pensam ser a vida dos adultos. Medem forças e desafiam o perigo.
Beatriz Batarda encena este texto chocante e, ao mesmo tempo, comovente, no qual actores adultos representam um grupo de crianças a descobrir a violência do mundo que as rodeia e procuram compreendê-lo imitando a realidade dos adultos. Uma história sobre a infância, a “terra do conteúdo perdido”, nos versos de A.E. Housman que servem de mote a esta peça.