Com esta solução é possível poupar cerca de 80 litros de água durante um único duche, diz o mentor desta solução no site do estúdio onde trabalha, o igendesign.
“Nos países tropicais as pessoas tomam dois ou três banhos por dia por causa do calor”, diz Alberto no site da Gris, uma situação que se torna problemática sobretudo na época seca, quando a água se torna escassa.
“O problema”, continua, “é que a maior parte dos sistemas de reaproveitamento de água são incrivelmente caros e complicados de instalar”.
Por isso a Gris surge como a solução ideal, já que pode ser instalada por qualquer pessoa e tem um custo muito reduzido. A base maior é composta por quatro bases mais pequenas que se encaixam umas nas outras.
Estas bases, cada uma com capacidade de 10 litros, têm pequenos furos no centro para onde é encaminhada 90 por cento da água do duche. A água pode depois ser usada para regar, lavar o chão ou puxar o autoclismo, de uma forma simples já que cada base tem uma pega funcionando como uma espécie de regador.
A base de duche Gris já arrecadou alguns prémios. No final de 2014 recebeu um prémio especial da Secretaria do Ensino Superior da Hungria, no âmbito da Semana Húngara do Design, e venceu prémios nos concursos iF design award e A’design award.
Notícia sugerida por Diana Alves