Para além de trocas dos pacotes, a iniciativa terá como objetivo promover a identidade barreirense em todas as vertentes: património construído, etnográfico, cultural, natural e gastronómico.
Em paralelo, a organização vai realizar, também, outras atividades focando causas sociais. Serão, por exemplo, doados vários quilos de açucar a instituições do concelho, atividade designada com o nome “Vamos adoçar a Vida dos Outros”.
“Dar Sangue com Doçura” é outra das atividades organizada em parceria com os Grupos de Dadores de Sangue do Barreiro, Caixa Geral de Depósitos e Instituto Português do Sangue.
Por fim, vai também decorrer durante o evento uma campanha de sensibilização de todos os participantes, saudáveis, entre 18 e 45 anos, para que se inscrevam como voluntários para a dádiva de medula óssea, cooperando, com o “CEDACE, Registo Português de Dadores de Medula Óssea”.
A abertura oficial do evento está marcada para sábado, pelas 17h00. No domingo, último dia do encontro, haverá visitas guiadas aos fornos da Mata da Machada, ao Sapal do Coina e ao Museu do Fuzileiro, com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro.