O primeiro autocarro com capacidade para transportar bicicletas foi entregue dia 18 de Setembro. Este é o primeiro de um conjunto de 12 autocarros que, em breve, vão fazer parte da frota dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB).
O primeiro autocarro com capacidade para transportar bicicletas foi entregue dia 18 de Setembro, ao presidente da Câmara Municipal do Barreiro, no Terreiro do Paço, em Lisboa. Este é o primeiro de um conjunto de 12 autocarros que, em breve, vão fazer parte da frota dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB).
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a autarquia explica que estes 12 autocarros têm a capacidade para transportar quatro bicicletas, no máximo, e estão devidamente identificados através da pintura de bicicletas no seu exterior. Com a aquisição destas viaturas à Carris, será possível concretizar o abate de alguns autocarros dos TCB, com cerca de 30 anos.
Na cerimónia de entrega do autocarro ao autarca Carlos Humberto de Carvalho, o presidente da câmara sublinhou o esforço financeiro por parte de autarquia, na ordem de um milhão de euros, por ano, para assegurar os transportes públicos da região.
O autarca informou ainda que, segundo valores registados no mês de Julho, “as receitas cobrem as despesas” embora haja, ainda, “um défice acumulado com as outras operadoras de transportes que precisamos resolver”.
Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta 2013”
No mesmo dia em que o Barreiro recebeu o primeiro autocarro amigo das bicicletas, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta distinguiu a iniciativa iBike Barreiro com o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”, na categoria Cidadania, numa cerimónia realizada no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, no MUDE – Museu do Design e Moda.
Em representação da iBike, Pedro Martins, recordou que “há uns anos era exótico andar de bicicleta na cidade, ao contrário dos dias de hoje quando é habitual ver pessoas de todas as idades a fazer uso das suas bicicletas”.
O responsável salientou que o trabalho da iBike tem sido possível com o apoio da FPCUB, da autarquia, das coletividades locais, da imprensa local e da Soflusa (com a criação de parqueamento para bicicletas).
O movimento iBike Barreiro tem como objetivo promover a utilização da bicicleta como veículo urbano no Concelho, no sentido de tornar a cidade mais limpa, silenciosa, e com maior interatividade entre o cidadão e o meio urbano, seja a pé, seja a pedalar.
A FPCUB criou, em 2006, o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” de forma a reconhecer, publicamente, o contributo de entidades ou pessoas individuaispara a utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes, através da criação, ou melhoria de condições e facilidades em Portugal e/ou da divulgação de iniciativas impulsionadoras do uso deste veículo não motorizado.