O Pelouro da Educação de Barcelos vê assim distinguido o trabalho realizado junto das cantinas escolares do primeiro ciclo e de jardins de infância, numa tentativa de garantir a preparação e distribuição de refeições equilibradas e saudáveis para as crianças.
O prémio foi entregue à Vereadora da Educação da Câmara de Barcelos, Armandina Saleiro, e à nutricionista do município, na presença do secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, do director-geral de Saúde, Francisco George, e do Bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes.
O concurso “Cantina Verde” tem vindo a avaliar as EB1 e jardins de infância do concelho, segundo o rácio do consumo de legumes fornecido pelas empresas de Restauração colectiva e IPSS – Instituições Privadas de Solidariedade Social (requisições diárias).
Além disso, são considerados materiais como os mapas dos fornecedores das empresas e das IPSS e os registos do envio mensal dos mapas de compras de legumes efectuadas pelas empresas de Restauração Colectiva e IPSS, bem como a avaliação fornecida por coordenadores, professores e educadores, freguesias e Associações de Pais.
Na cerimónia de entrega de Prémios Hospital do Futuro, Arminda Saleiro sublinhou que “esta campanha junto das crianças é de grande importância para este município por dois motivos indissociáveis: primeiro porque é uma fórmula para a aquisição de hábitos de vida saudáveis; e segundo porque é um trabalho com frutos na área da prevenção da obesidade no concelho de Barcelos”.
Saiba mais sobre o concurso “Cantina Verde” aqui.
[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]