O Barra Talasso, um investimento do Grupo Miramar, distingue-se por ser um equipamento exclusivamente dedicado à talassoterapia, com uma forte componente terapêutica, baseada na utilização da água do mar como elemento de alto valor medicinal, aliada à vertente de bem-estar e combate ao stress.
Num investimento de 2,2 milhões de euros, comparticipado em 1,5 milhões pelo QREN, o centro de talassoterapia vai ocupar uma área de 967m2 e será composto por uma zona coletiva de piscinas, por uma zona de cabines para administração de técnicas termais – de forma individual, usando a água do mar – e por uma pequena área desportiva. O edifício inclui ainda áreas técnicas, vestiários e gabinete médico.
O projeto inspira-se na cultura marítima nazarena, destacando-se os elementos arquitetónicos da fachada que remetem para as linhas das proas dos barcos de pesca artesanal e para as ondas do mar.
O projeto foi igualmente concebido de modo a minimizar a pegada ambiental, com um forte investimento em equipamentos que garantam uma melhor eficiência tecnológica e energética. O sistema de captação e de circulação da água do mar (sem qualquer tratamento químico), a iluminação em tecnologia led, o aquecimento através de painéis solares instalados e a recuperação do calor produzido internamente, são exemplos desta preocupação.
Capacidade para 400 pessoas
O centro de talassoterapia terá uma capacidade média diária de aproximadamente 400 pessoas. Os tratamentos a aplicar estão indicados para patologias nas áreas da reumatologia, sistema respiratório, dermatologia e doença venosa (varizes), bem como combate ao stress.
O centro Barra Talasso irá desenvolver parcerias com os hotéis da região Oeste e com a associação de alojamento local da Nazaré, para a criação de pacotes de tratamento de talassoterapia destinados aos seus clientes.
Será também disponibilizado o “Cartão Barra Talasso”, um sistema de mensalidade que permitirá a utilização do circuito de piscina activa e de estufas a preços especiais.