O Banco Alimentar anunciou hoje que a campanha recolheu um total de 72,513 toneladas de alimentos, dos quais se destacam o leite, o azeite e o açúcar. As doações perfazem um valor global de mais de 77 mil euros.
O portal de doação “Alimente esta Ideia” esteve ativo mais de dez dias, durante os quais cerca de 2500 internautas cederam vários tipos de alimentos, através de doações registadas e pagas, àqueles que mais necessitam.
Os Bancos Alimentares de Lisboa, Porto, Setúbal, Braga e Coimbra foram aqueles que registaram um maior volume de doações online. No entanto, foram registadas entradas de produtos de internautas de outros países, nomeadamente Alemanha, Luxemburgo, Reino Unido, Holanda e Estados Unidos da América.
Em comunicado, a presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares, Isabel Jonet, disse considerar os resultados da campanha “muitíssimo satisfatórios”, particularmente tendo em conta a conjuntura socioeconómica atual.
A campanha online do Banco Alimentar já terminou em território continental, mas continua a decorrer na ilha da Madeira. A instituição já anunciou a próxima iniciativa de recolha na Internet, agendada para o período entre 29 de Novembro e 9 de Dezembro.